Como Criar (boas) Viradas?
E aí, tudo bem com vocês?
Todo mundo sabe que a função principal de um baterista é manter um tempo sólido e fazer a música "sentir e funcionar" bem, mas há muitas outras responsabilidades mais sutis que assumimos. Mudar do nada de um groove direto para outro entre as seções de uma música pode ser chocante e até ferrar com fluxo geral da música. No entanto, as viradas da bateria podem fazer muito para suavizar essas transições e manter o controle de uma banda.
Mas como saber o que tocar na hora da virada ou quando tocá-las? É fácil ficar sobrecarregado com as possibilidades, mas esta postagem do blog irá equipá-lo com algum vocabulário básico que você pode aplicar à sua bateria imediatamente.
Na maioria das músicas, o objetivo principal da bateria é fornecer um groove sólido, que consiste em tempo constante e obter um som consistente da bateria e dos pratos. Por extensão, a bateria tem muito controle sobre o fluxo geral de energia em uma música. Se o volume da bateria cair drasticamente, todos os outros membros da banda provavelmente o seguirão. E funciona o oposto também. Construir em volume com dinâmica dá a impressão de que algo grande está por vir.
Mas apenas tocar grooves com transições aleatórias entre partes ou seções de uma música parece bastante inconsistente, mesmo com mudanças na dinâmica. Felizmente, as viradas podem ajudar bastante a suavizar as transições e fazer com que as partes da bateria se envolvam mais com o resto da música.
O que são as Viradas?
Ao contrário da crença popular, as viradas não existem apenas como uma oportunidade para o baterista se exibir. Elas possuem toneladas de utilidade e significado musical que podem realmente fazer a diferença entre um desempenho excelente ou um show medíocre (mediano) de musicalidade.
Ao contrário da crença popular, as viradas não existem apenas como uma oportunidade para o baterista se exibir.
Uma virada na batera é um breve desvio do groove primário que ajuda a manter o ouvinte engajado e geralmente se comporta como uma forma de transição mais suave de uma seção da música para outra. As viradas podem aparecer em inúmeras formas e ser tão curtas quanto uma fração de batida, ou ter vários compassos. Elas são tipicamente improvisadas, mas sempre dependem do contexto, o que significa que a virada que você tocaria em um hard rock pode não ser a escolha certa para uma balada lenta e suave. Dito tudo isso, é importante começar com algum vocabulário básico antes de improvisar as viradas por conta própria.
Começando Simples
Começaremos tocando o famoso toque simples pra organizar bem a divisão rítmica desejada. Começando com mínimas , depois colcheias, tercinase por fim subdivida em 4 (semicolcheias) na caixa ou dívida pelo kit formando grooves executando a ideia.. Para dar algum contexto, tocaremos o exercício com o metrônomo iniciando m 60 bpm. Segue o exemplo abaixo pra facilitar o entendimento;
Considerando a Musicalidade
Legal, então temos algumas ideias e um ponto de partida básicos que pode ser usado para quebrar um pouco o groove, mas essa ideia pode parecer meio chocante se usadas como um dispositivo de transição ou para alternar de um groove para outra parte. Portanto conheça seu repertório para usar com sabedoria as ideias que você já tem. U a única levada abre inúmeras outras possibilidades, que podem ser usadas para direcionar melhor o fluxo da música.
Uma virada não precisa ser ritmicamente complexa ou chamativa para ser eficaz. A dinâmica é uma excelente ferramenta usada para moldar ainda mais os ritmos. Algo tão simples como colcheias firmes tocadas entre o surdo e a caixa em uníssono pode ter um efeito poderoso quando a dinâmica é aplicada.
A partir daí, tudo se resume a muitas tentativas e erros, além de imitar seus bateristas favoritos para continuar expandindo seu vocabulário e melhorar sua sensibilidade musical. Ter uma ideia do que se encaixa em um contexto específico simplesmente leva muito tempo, mas nunca é demais começar simples. Contanto que você esteja tocando com intenção musical em mente, você estará em boa forma!
Segue um vídeo bônus com a ideia de te desafiar a fazer o mesmo e me enviar. Combinados?!
Então até a próxima!
🤘🏻Valeu🫡
